Você já considera a terceira idade ao definir sua estratégia para o "Mobile"?

O uso dos smartphones no Brasil segue crescendo acima da media em relação aos demais países da America do Sul. Segundo dados da Learning & Insights do Ibope Media, a participação dos celulares inteligentes passou de 7% em 2010 para 24% em 2013. No Brasil esse crescimento foi ainda mais expressivo. No mesmo período passou de 10% para 31%.

O que chama atenção é que se imaginava que esse crescimento era concentrado apenas entre a população mais jovem. No entanto, uma pesquisa do IBGE, divulgada em abril de 2015, mostra que cerca de 4 mil idosos fazem uso da internet e 13 mil idosos têm um aparelho celular conectado à rede. A facilidade em acessar dados nas redes sociais tem despertado o interesse de pessoas da terceira idade nos smartphones.

Estes números despertaram a atenção das operadoras. O projeto Café com Android ensina a terceira idade como usar melhor os recursos que os smartphones e tablets proporcionam, com workshops gratuitos.

A aula tem cerca de uma 1h30 de duração e conta com café da manhã e instrutores para tirarem todas as dúvidas dos participantes. O Café com Android já promoveu mais de 18 edições em todo o Brasil, atingindo aproximadamente 500 pessoas.

Durante o workshop os participantes aprendem um pouco mais sobre o sistema operacional Android e seus recursos. Além disso, todos são instruídos sobre como baixar aplicativos, ouvir músicas e ver filmes por streaming, assim como fazer vídeo-chamadas e realizar operações bancárias, por exemplo.
Segundo pesquisa da AVG Technologies – empresa de segurança online – 76% dos brasileiros com mais de 50 anos estão na rede social e 78% possuem smartphones. Entretanto, essas pessoas se sentem menosprezadas pelas empresas de tecnologias, que as tratam como se fossem “analfabetos digitais”. A pesquisa ouviu quase seis mil pessoas com mais de 50 anos em diversos países do mundo, os questionando sobre seus hábitos tecnológicos e opiniões sobre as novas tendências desse mercado.

E a sua empresa quando define uma estratégia para o “Mobile” considera este público no planejamento do seu App? Ou a sua área de Marketing continua menosprezando este importante segmento a um terceiro plano?

É um público, bem informado e com necessidades específicas, que vão alem da socialização nas redes online. Um varejista de medicamentos, ou mesmo a indústria farmacêutica, poderia, por exemplo, utilizar este canal para tirar dúvidas sobre medicamentos, fazer o controle dos horários ou mesmo alertar o consumidor dos produtos de uso freqüente quando estiver próximo do fim. O mesmo App poderia disponibilizar uma área de compra e viabilizar todo o processo de rastreamento da entrega. Este conceito pode ser estendido para outros segmentos de consumo e de serviços.

Digitar no teclado dos aparelhos aparece como a maior reclamação entre os mais idosos, que muitas vezes, já apresentam dificuldades motoras. Pensar em menus mais intuitivos, letras grandes de fácil digitação e uma navegação mais amigável é fundamental, quando queremos aumentar o engajamento com o usuário da terceira idade.


Em um país no qual a expectativa de vida cresce a cada ano, seria importante que a nossa sociedade se esforçasse em melhorar a qualidade de vida daqueles que já estão na terceira idade. As empresas deveriam se lembrar  que é uma oportunidade para reduzir custos em canais tradicionais e aumentar receita com uma maior fidelização de um segmento de grande potencial de crescimento.

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