Postagens

Interoperabilidade o grande desafio para expansão do IoT e das Smart Cities

Imagem
O   termo Internet das Coisas - do inglês IoT (Internet of Things), vem ganhando o interesse da grande mídia, principalmente pelo potencial de melhorar a vida nas grandes cidades. No entanto, algumas barreiras tecnológicas ainda precisam ser superadas para uma adoção mais ampla. Atualmente apenas 1% das coisas está conectada a internet. Vide o artigo: O poder transformador da IoT. São câmeras de vídeo para monitorar o trânsito ou a movimentação de pessoas nos magazines, celulares e relógios inteligentes que controlam a nossa pulsação sanguínea, turbinas de aviões e até tratores e colheitadeiras. Todos estes dispositivos estão produzindo e capturando dados que depois de analisados por ferramentas de Big Data, auxiliam na tomada de decisão em tempo real. O Instituto Gartner estima que nos próximos 4 anos atingiremos entre 25 e 26 bilhões de dispositivos conectados no mundo. No entanto, estes sensores ainda operam na sua maioria de forma isolada. Se olharmos os principais for

O e-commerce cresce e a Black Friday tem vendas recorde no Brasil

Imagem
Ao contrario dos demais setores da economia e do varejo o segmento de e-commerce teve forte crescimento no Brasil, em 2015, e projeta números otimistas para o próximo ano, seguindo uma tendência mundial. De acordo com o relatório “Webshoppers”, divulgado semestralmente pela E-bit, a expectativa é de que as lojas online alcancem um crescimento de 20% até o final do ano, comparativamente a 2014. Na última sexta-feira, a Black Friday atingiu seu maior faturamento desde o início da chegada ao e-commerce brasileiro e alcançou a quantia de R$1,6 bilhão.   O dado, de acordo com a E-bit/Buscapé, representa um crescimento nominal de 38% em relação à edição de 2014. O volume de pedidos cresceu 24% em relação ao ano passado e atingiu 2,77 milhões de pedidos no total, com um ticket médio de R$580,00, uma alta de 11%. Desse volume, o destaque foram os pedidos realizados por dispositivos móveis. As compras por smartphones e tablets representaram 11% dos pedidos deste ano ou 9% do resu

Tecnologia adequada pode prevenir novas tragédias como a de Mariana

Imagem
O recente desastre de Mariana parece enterrar com lama os esforços do Brasil de se mostrar ao mundo como uma nação preocupada com a preservação do meio ambiente e no planejamento e emprego de tecnologias sustentáveis. Em uma matéria publicada nesta semana, no jornal britânico "The Guardian", é citado imagens apocalípticas de comunidades engolidas por lama e um rio inundado por rejeitos de mineração. O artigo cita que o que causou o rompimento da barragem ainda é desconhecido, mas que a tragédia poderia ter sido evitada se fossem adotadas medidas preventivas e normas de regulamentação mais severas na indústria de mineração brasileira. Muitos jornais também citaram que a ONU criticou o governo Brasileiro e as empresas envolvidas no desastre pela forma como estão lidando com o problema. Isso deixa claro que não havia medidas preventivas, muito menos um planejamento de como atuar em caso de uma catástrofe dessa magnitude. É inconcebível que a barragem não tivesse sis

Como tirar proveito do SEO para melhorar a visibilidade do seu Website

Imagem
Um dos termos mais utilizados atualmente no Marketing Digital é o SEO - Search Engine Optimization. Poderíamos resumir como um conjunto de técnicas, métodos e estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de busca, especialmente no Google. O objetivo do SEO é fazer com as páginas do seu website, apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica (não patrocinada). O termo SEO foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes. Entre os principais fatores que ajudam a melhorar o ranking do seu site nos mecanismos de busca estão a presença de palavra-chave nos elementos HTML da página, como título, atributos de imagens, headings , bem como a relevância semântica desses termos. O uso de texto –âncora também influenciam muito nos rankings do

Brasil lidera o m-Commerce na América Latina.

Imagem
Como era de se esperar com as pessoas acessando cada vez mais a Internet por meio de smartphones e tablets, cresce também as vendas no Mobile Commerce. Números da Mobile 500 mostram que regiões como China, Europa e America Latina vem apresentando um crescimento superior aos Estados Unidos. O gráfico abaixo mostra o crescimento de vendas no m-commerce por região. O numero de pessoas usando dispositivos móveis para acessar a Internet no Brasil chegou a 68,4 milhões no primeiro semestre de 2015. Os números forma obtidos pela pesquisa Mobile Report, realizada pela Nielsen Ibope. As classes A e B ainda são predominantes no uso de smartphones para acesso a Internet com 62% do total. A faixa etária responsável pela maior parcela de usuários é entre 25 e 34 anos – com 27% dos usuários de smartphones no país. Usuários de 35 a 49 anos representam 24% dos usuários do Brasil. O site de compras coletivas Groupon também divulgou recentemente um levantamento realizado com 6 mil

Gamificação ganha mais força com o avanço da IoT

Imagem
A Internet das coisas, do inglês IoT ( Internet of Things ) está ganhando cada vez atenção dos CIOs em todo o mundo. E uma das tendências mais promissoras para a tecnologia está na popularização do conceito de gamificação, do inglês gamification . A gamificação, só agora começa a ser vista com mais frequência no varejo e em programas de fidelidade, mas rapidamente irá se estender para outras verticais como serviços financeiros e para a indústria de bens de consumo. Esse conceito consiste na aplicação de técnicas e filosofia de jogos em processos de negócio, criando uma competição interna para atingir metas e objetivos de negócio. Atualmente apenas 1% das “coisas” está conectada a Internet, mas de acordo com o  Instituto Gartner haverá cerca de 26 bilhões de dispositivos conectados em 2020. Vide o artigo: O poder transformador da IoT . Este rápido crescimento implicará que cada departamento que tenha algum contato com clientes terá que se adaptar rapidamente para poder tr

Big Data e Analytics muito antes dos Drones

Imagem
A evolução dos meios de transporte e dos sistemas de logística tem alavancado o crescimento do varejo ao longo dos anos. Os serviços públicos, levaram os primeiros consumidores as lojas de departamentos nos grandes centros. Depois veio a explosão de shopping centers ao redor do mundo com seus estacionamentos sempre lotados. E por fim os sistemas de entrega rápida viabilizaram a expansão do e-commerce. Agora uma nova combinação entre tecnologia, Big Data e Analytics promete revolucionar novamente a forma como os lojistas irão se relacionar com seus consumidores. Jeff Bezos, CEO da Amazon, gigante do comércio eletrônico, anunciou recentemente no programa de TV 60 Minutes a criação de um programa de pesquisas “drone delivery”. Isso mesmo, um sistema de entrega utilizando esses equipamentos teleguiados.  Logo após o anúncio, UPS, FedEx e Google também revelaram que realizam pesquisas semelhantes.  A proposta é que em um futuro próximo, poderemos receber pacotes em nossas residênci