A Revolução do TMS: Transformando a Logística de Transportes






A indústria de transportes e de logística está passando por uma transformação sem precedentes nos últimos dois anos, e essa tendência deverá se acentuar em 2024. O responsável por essa mudança de paradigmas é o TMS, sigla em inglês para Transport Management Software, que vem sendo adotado em larga escala pela indústria de manufatura, atacadistas, varejistas, grandes distribuidores, modificando a forma de gestão da logística de fretes de maneiras inimagináveis há alguns anos.


O software de gerenciamento de transporte passou a ter um papel crucial no gerenciamento da cadeia de suprimentos, possibilitando uma visão completa e transparente na seleção de transportadoras e na movimentação física de mercadorias. Ao integrar o TMS nas suas operações, tanto a indústria quanto varejistas e atacadistas conseguem uma maior eficiência, redução de custos e maior agilidade para o cliente final.


Essa é uma tendência recente que foi impulsionada com os desafios de maior eficiência durante a pandemia. O mercado global de software para gestão de transportes foi avaliado em US$ 10,45 bilhões em 2023, e tem uma taxa de crescimento anual prevista em 14,8%, segundo a Grand View Research, Inc., devendo chegar ao valor superior a US$ 30,18 bilhões em 2030.


Uma das mudanças mais notáveis trazidas pelo TMS é a melhoria na eficiência operacional. Com essa ferramenta, os expedidores passam a ter uma visão geral dos custos de frete, incluindo os custos de pedágio, seguros, tempo de trânsito, podendo otimizar rotas, reduzir filas de carga e descarga, contribuindo para redução das emissões de CO2. Com esses dados, é possível reduzir custos e fazer escolhas mais assertivas na seleção da transportadora. Além disso, ao automatizar tarefas manuais tediosas, o TMS permite que as equipes de logística se concentrem em atividades estratégicas que agregam valor.


Com o forte crescimento do e-commerce, o consumidor ficou mais exigente e o tempo de entrega, transparência nos prazos, passou a ser um fator de decisão na hora de fechar o carrinho de compras. O TMS ajuda o varejista, ao se integrar com os sistemas de rastreio e sistemas de gestão, a oferecer uma visão em tempo real de todo o processo, desde a emissão da Nota Fiscal, emissão do Conhecimento de Carga, despacho da mercadoria até a entrega do produto, garantindo uma maior visibilidade e, consequentemente, maior satisfação.


O software de gestão de transportes oferece dados analíticos, de modo que os gestores conseguem visualizar e comparar os principais KPIs de cada etapa do processo logístico. A possibilidade de ter esses dados na palma da mão em dashboards de rápida consulta proporciona uma maior agilidade na tomada de decisões, no diagnóstico de falhas e em ajustes mais assertivos.
Em um país continental com grandes diferenças regionais, a possibilidade de gerenciar toda a emissão de documentos torna o TMS uma ferramenta fundamental para agilizar processos burocráticos e melhor auditar a cadeia logística.


Com isso, podemos prever que a adoção do TMS irá se intensificar nos próximos meses, à medida que as empresas tomam conhecimento de todos os ganhos que ele pode proporcionar.
No momento de fazer a escolha, é importante contar com empresas especializadas e não provedores de software generalistas, dado a complexidade dos processos envolvidos. Outro fator na hora da seleção de um TMS é a capacidade de integração dessa ferramenta com todo o ecossistema da empresa, softwares de gestão, sistemas fiscais, WMS, etc. Em geral, grandes empresas têm necessidades específicas e isso vai demandar equipes de especialistas para entender o negócio, de modo a desenhar e implementar a solução que melhor se adeque à sua realidade, trazendo, desse modo, maior diferencial competitivo ao seu negócio.


Concluindo, a ascensão do Software de Gestão de Transportes em 2023/2024 representa uma mudança de paradigma na indústria de logística e transporte. Ao facilitar a eficiência, a transparência, as decisões baseadas em dados e a sustentabilidade, o TMS não é apenas uma tendência – é o futuro da gestão logística de frete. As empresas que adotarem e se adaptarem a esta tecnologia serão pioneiras na evolução da indústria dos transportes, estabelecendo o padrão para operações inovadoras, centradas no cliente e em processos sustentáveis.
Texto: Francisco Sales D’Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas