A corrida pelo desenvolvimento da IA generativa e seus impactos no e-commerce.

 




Desde a publicação do  meu artigo AI já é uma realidadeem 2016 a inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano, incluindo o comércio eletrônico. Em 2023, a tecnologia da IA generativa se tornou dominante na grande mídia e tem sido tema de discussões em fóruns de tecnologia e inovação, como o recente Web Summit no Rio, deixando muitas empresas se perguntando como e quando utilizar essa tecnologia para alavancar seus negócios.

O Chat GPT da startup Open AI, uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada pela IA, é um exemplo de como a tecnologia da IA generativa tem avançado. A Google, por sua vez, lançou o Bard, um concorrente direto do Chat GPT. Contudo, o uso da tecnologia da IA generativa já levantou uma série de questões éticas, incluindo os impactos que trará ao mercado de trabalho, questões ligadas à privacidade do consumidor, direitos humanos e preconceitos. 

Quando em novembro de 2022 o Chat GPT foi lançado, pela startup Open Ai, que hoje vale mais de 7.3 bilhões de dólares, em San Francisco nos Estados Unidos, transformando o seu criador, Alexandr Wang no mais jovem bilionário, muitos foram pegos de surpresa, mas o fato é que nos últimos 5 anos temos visto surgir companhias que estavam desenvolvendo tecnologias muito promissoras, formando centros de inovação e uma corrida entre EUA, Reino Unido e China, pela liderança no seu desenvolvimento.

Apesar das críticas, a IA generativa já apresenta recursos disponíveis para uso no e-commerce, como os sistemas de recomendação de produtos baseados em IA e os recursos de pesquisa, como a busca por voz e imagem. A automação e personalização também se destacam, com a possibilidade de gerar e-mails personalizados para recuperar carrinhos abandonados, por exemplo.

  

A precificação de produtos também pode ser aplicada com o uso da IA, permitindo a coleta e análise de dados de vendas internos e externos, comparações de preços com a concorrência e definição automática do preço ideal das mercadorias.

Porém, é importante analisar os impactos da IA generativa no e-commerce, como o risco de perda de controle do seu desenvolvimento, a necessidade de regulamentação para evitar problemas éticos e o impacto no mercado de trabalho. É necessário um equilíbrio entre a inovação e a ética para que a tecnologia seja utilizada de maneira responsável.

 

Com tantas novidades vamos sumarizar alguns recursos que já estão disponíveis para uso da IA no e-commerce:

 

Recomendação de Produtos

 

Já existem no mercado, muito sistemas de recomendação de produtos baseados em IA, que sugerem ofertas com base nas preferências e no histórico de compras e navegação do cliente. Entre elas estão os “Nudges” um recurso que permite “guiar o consumidor” para uma determinada área do site de forma não impositiva, por meio de destaques na página (highlights), marcações ou banners personalizados para cada consumidor em tempo real.


Um dos exemplos mais conhecidos de recomendação de produtos, é o da plataforma de e-commerce, eBay. Eles implementaram um assistente virtual que usa a tecnologia GPT para ajudar os usuários a encontrar os produtos e ofertas mais relevantes. Como resultado, o Ebay registrou um aumento de 20% nas vendas de eletrônicos e acessórios, além de um aumento de 4% na taxa de conversão.

 

Pesquisa de produtos

 

As ferramentas de pesquisa também são potencializadas pela IA generativa, tornando a experiência de compra mais simples e agradável. Além de uma busca mais assertiva, um sistema de pesquisas que utiliza IA oferece recursos como:

Busca por voz - a pesquisa fica ainda mais simples. Basta que o cliente clique no microfone e fale o que está procurando.

Busca por imagem - o consumidor mostra ou tira uma foto do produto desejado e a inteligência artificial faz o reconhecimento de imagem, mostrando resultados iguais ou semelhantes.

Recuperação de carrinho

Assim como nos exemplos anteriores, aqui a automação e a personalização se destacam. Ao identificar um carrinho abandonado, a inteligência artificial usa dados do cliente, informações do seu perfil de consumo e os passos dados durante a navegação na loja, para gerar automaticamente um e-mail personalizado instigando-o a retomar a compra. É possível também usar pop-ups no próprio site da loja, que aparecem antes da janela ser fechada, entre outras estratégias.

Precificação de produtos

A utilização da inteligência artificial no e-commerce também pode ser aplicada na precificação de produtos, facilitando e potencializando essa etapa de trabalho. A tecnologia permite a coleta e análise de dados de vendas  internos e externos, faz comparações dos preços com os da concorrência e define o preço ideal das mercadorias de forma automática. 

Um levantamento da Microsoft, aponta que até 2025, aproximadamente 95% de todas as interações com clientes serão feitas através de canais suportados pela tecnologia de IA.

Com tantas novidades e aspectos éticos que precisam ser considerados, antes de fazer qualquer investimento é importante contar com o apoio consultivo de profissionais que poderão melhor recomendar o momento e a estratégia para posicionar o seu e-commerce de modo a se manter competitivo neste novo cenário competitivo.


Texto de Francisco Sales D'Almeida

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