Como tirar proveito dos E-mails interativos AMP

Muitos profissionais de Marketing ainda se perguntam sobre a viabilidade de realizarem campanhas com a tecnologia AMP (Acceleratede Mobile Pages) ou páginas móveis aceleradas em uma tradução livre, que traz interatividade em tempo real para dentro do e-mail. Alguns acham que ainda não é o momento e que a tecnologia tem pouca adoção. Neste artigo vamos mostrar como muitas empresas ao redor do mundo estão obtendo grande sucesso com os e-mails AMP.
 
A tecnologia AMP eleva o e-mail marketing a um nível totalmente novo. Porque agora, ações essenciais, como confirmação de registro, confirmação de agendamento, envio de feedback, preenchimento de formulários, atribuição de notas, compartilhamento/entrega de conteúdo em tempo real e muitas outras coisas podem ser feitas em boletins informativos. 
 
A introdução do AMP deu aos e-mails a capacidade de funcionar quase como um mini-site. Os clientes podem pesquisar, comparar, escolher e comprar sem sair do navegador de e-mail. Os e-mails AMP permitem navegar por diferentes opções de produtos com base no preço, comentários de usuários, compras, etc.
 
Uma das maiores objeções é que o AMP está limitado a usuários do Gmail, Yahoo e AOL. A verdade é que só o Gmail e o Yahoo juntos, representam 70% do trafego de mensagens em todo o mundo. Outros provedores como Outlook já anunciaram planos de adesão a essa tecnologia.
 
O uso de algoritmos de AI, como o Raman, da Netcore Cloud, permite identificar e segmentar campanhas específicas para o público mais propenso a interagir com as campanhas interativas e gerar versões tradicionais para os demais públicos. Tudo isso em tempo real.

Casos de Sucesso
 
A Netcore tem um histórico de mais de 50 implementações bem sucedidas. Alguns exemplos:
 
1)    Yourstory, uma empresa de mídia e publicações, teve um aumento de 5,5 vezes nos registros de e-mail AMP.
2)    A Axis Securities, parte do Axis Group e subsidiária do terceiro maior banco do setor privado da Índia, aumentou sua taxa de abertura em 27% e a taxa de cliques em 24% com e-mails AMP e outras ações.
 
O mercado de comércio eletrônico é muito competitivo. Como profissional de marketing, você precisa adotar novas estratégias de comunicação que tenham o máximo impacto. E graças ao AMP, você tem um canal que se tornou mais poderoso do que nunca.
 
Se um cliente puder navegar, comparar, escolher e comprar um produto dentro do e-mail, é mais provável que ele o faça – em comparação com sair do e-mail, fazer login com credenciais em um site e fazer a interação .
 
Os e-mails AMP têm tudo a ver com facilidade e velocidade de resposta; os benefícios de tornar a interação com o cliente mais fácil e rápida por meio de um e-mail AMP são incomparáveis.
 
Os emails AMP são capazes de envolver os clientes de várias maneiras. O engajamento humano se torna mais forte ao poder interagir com a comunidade. Alguém que recebeu um e-mail AMP pode postar comentários, responder a comentários, compartilhar opiniões, discutir pontos de vista e dar feedback no e-mail.

Exemplos de Aplicação
 
As aplicações são muitas e podem ser aplicadas em vários segmentos do e-commerce de moda, hotelaria a empresas que vendem crédito ou negociação de cobrança.
O cliente pode escolher as opções de quarto e realizar a reserva, sem precisar sair do navegador de e-mail. E isso já é realidade para clientes da rede de hotelaria OYO.
 
Já se foram os dias em que as informações nos e-mails permaneciam estáticas - uma vez que você enviava um e-mail, não podia alterar nada em seu conteúdo. Com e-mails AMP, você pode alterar o conteúdo várias vezes, e isso também em tempo real. Para o comércio eletrônico, significa uma ótima oportunidade para compartilhar e exibir atualizações de eventos promocionais, números de participação em pesquisas, estatísticas ao vivo sobre compras, tendências em movimento nos produtos – as possibilidades de exibir conteúdo em tempo real são infinitas.

Carrinho abandonado
 
Outra grande preocupação dos profissionais de marketing é a recuperação do carrinho abandonado. Aqui também, o AMP tem comprovado grande eficiência. Quando um cliente consegue ver imagens de produtos, ler descrições, visualizar especificações e navegar por avaliações dos produtos em seu carrinho abandonado, ele tende a agir rapidamente. Mover produtos do carrinho abandonado para a colocação do pedido torna-se mais rápido e fácil quando acontece dentro do e-mail.

Gamificação
 
Nada atrai mais as pessoas do que poder jogar um jogo simples e ser recompensado por isso. Para o comércio eletrônico, gamificação significa tornar presentes, descontos e remarcações de preços muito mais empolgantes quando o cliente os ganha no e-mail AMP.



 
O AMP para e-mails pode fornecer conteúdo interativo, exibir dados dinâmicos, oferecer layouts com economia de espaço para conteúdo grande, facilitar os processos de participação em formulário/pesquisa/enquete, permitir uma experiência de jogo, mostrar conteúdo hiperpersonalizado, permitir que e-mails transacionais façam “upsell/cross-sell” pedir ou exibir análises de produtos, executar campanhas de referência com convites incentivados por destinatários e muito mais.
 
Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, ela já se mostrou de grande valor, para renovar um canal que parecia antigo e saturado. O bom e velho e-mail ficou ainda mais poderoso do que nunca. E esse é o momento de sair na frente e criar diferencial para sua marca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas