Contextual Nudges: O empurrão para alavancar o seu App



Você já ouviu falar no termo “Nudges”? O conceito vem da palavra em inglês que significa empurrão. A economia comportamental já existe há algumas décadas e serve para oferecer opções mais racionais e melhores para as pessoas. No mundo dos negócios, o boom desse conceito veio após o lançamento do livro “Nudge – o empurrão para escolha certa”, dos autores Cass Sustein e Richard Thaler, publicado há 14 anos.

Neste artigo vamos abordar como o conceito de Nudges & Walkthroughs pode ser aplicado para ajudar aquele cliente que acabou de entrar no seu App, e se sente perdido ou quando você acaba de oferecer uma nova funcionalidade e precisa comunicar isso de forma mais intuitiva, ou mesmo para direcionar o cliente rapidamente para aquele produto que é simplesmente o que ele tanto buscava.

O intuito dessa técnica, não é forçar pessoas a realizarem algo que não querem, e sim, dar o empurrãozinho que faltava para tomar decisões melhores, com liberdade de escolha.

A chave do sucesso é criar um “empurrãozinho” certo para cada cliente. Quando isso ocorre chamamos de Empurrões Contextuais ou “Contextual Nudges”.

Quando guiamos o consumidor por uma sequência de etapas nos referimos ao termo em inglês Walkthroughs.

Criar um empurrão ao acaso, sem um contexto apropriado, irá apenas incomodar o cliente, isso é tudo o que não queremos. Por isso é importante contar com a ferramenta certa para analisar o comportamento do cliente e só apresentar o empurrão relevante no local apropriado.


Existem algumas formas de criar os Nudges, as mais comuns são os “Coach Marks” (aquelas mensagens temporárias, que aparecem em um canto da tela para explicar algo ao consumidor e ajudam na tomada de decisão), as “Tool Tips” (dicas que ajudam a explicar os principais recursos do produto para o usuário e são usadas principalmente em sequências, para facilitar a experiência de integração), Beacons” (mensagens que surgem na tela para chamar a atenção de uma determinada funcionalidade), “Spotlights” (mensagens destacadas  sutilmente na tela).


O grande objetivo do uso de nudges contextuais e orientações é garantir que o usuário não se perca no mundo do seu aplicativo móvel. Isso significa, guiar cada pessoa até o próximo ponto de ação, que não é apenas o mais benéfico para o usuário, mas também para você, como marca; proporcionando a melhor experiência de navegação.

Imagine que você investiu todos os seus esforços de marketing e conteúdo para convencer o usuário a instalar o seu App. E agora? O que fazer para tornar o seu App relevante, de uso recorrente? O usuário está sabendo das novidades? Sabe como e onde usar aquele cupom de desconto que recebeu no e-mail?

O uso correto dos Nudges tem um grande poder de alavancar o uso do seu App, aumentar a conversão de vendas, retenção e tornar mais fácil a adoção das novas funcionalidades.

Agora que sabemos o conceito, vem o desafio de como implementar essa técnica de modo assertivo sem gastar uma fortuna.

Num passado recente a única forma era recorrer as equipes de desenvolvimento e aguardar a criação de um novo código a cada nova implementação. Isso gerava uma grande dependência dos times de TI e frequentemente frustração quando as coisas não ocorriam na mesma velocidade que o Marketing demandava.

Felizmente esses tempos se foram. Agora vivemos na era das aplicações sem código ou plataformas que demandam pouco código (No Code / Low Code platforms), que simplificam esse processo e possibilitam alterações no aplicativo, sem nenhuma dependência de desenvolvedores ou lançamentos de aplicativos.

Com essas plataformas, as orientações estão a apenas alguns cliques de distância. Eles facilitam todo o trabalho de back-end com opções simples de implementação e execução. Isso significa mais velocidade e agilidade para suas equipes de produto; melhor retenção, conversão e adoção para o seu negócio.

Como podemos ver  os “Nudges” são o empurrão facilitador para que o usuário tome uma decisão. Muitas vezes uma pessoa quer realizar uma ação e não o faz, por desconhecimento.

Aplicar essa tecnologia nos Apps irá proporcionar aos usuários uma melhor experiência e isso, atualmente é fundamental para determinar quanto tempo ele continuará utilizando um determinado App, para quem ele irá recomendar e quantas vezes ele irá interagir.  Se pudermos orientar melhor os usuários com estímulos contextuais, eles aumentarão a satisfação do usuário, contribuindo para maiores taxas de retenção e conversão em seu aplicativo.

Ficou interessado no conteúdo, entre em contato e te ajudaremos a obter os melhores resultados com essa tecnologia: francisco@almeidasalesconsulting.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas