BIMI chega ao Gmail e vai revolucionar a comunicação visual e o engajamento com sua marca.


No último dia 12 de julho, o Google anunciou o tão esperado suporte geral para indicadores de Marca para identificação de Mensagens (BIMI – Brand Indicators for Message Identification) no Gmail.

O BIMI aumentará a confiança dos destinatários na origem dos e-mails, permitindo que os remetentes reforcem a marca na comunicação visual.

O que é BIMI?

O BIMI deve rapidamente se tornar o novo padrão de mercado, na medida que permite as marcas adicionarem sua logo na caixa de entrada de clientes verificados.

O BIMI fornece uma estrutura global segura na qual as caixas de entrada exibem logotipos designados pelo remetente para mensagens autenticadas. O BIMI recompensa os profissionais de marketing que autenticam robustamente suas mensagens via DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance) colocando um logotipo aprovado ao lado de seus e-mails oficiais nas caixas de entrada dos destinatários. 

A imagem abaixo ilustra como as mensagens com e sem BIMI serão exibidas na caixa de entrada:

Depois que uma organização autentica a propriedade de seu logotipo corporativo e seus e-mails passam por outras verificações anti-abuso do Google, o Gmail exibe o logotipo no slot de avatar.

Com o BIMI o destinatário cria uma “conexão visual” ao identificar a logo marca do remetente ao lado do campo assunto. Isso aumenta significativamente o engajamento do consumidor e consequentemente as taxas de aberturas e conversão de vendas para o e-Commerce.

Além do Gmail outros provedores, como o Yahoo, AOL e Fastmail, já suportam logos autenticados no novo padrão BIMI.

O BIMI exige que você tenha uma política de rejeição DMARC (ou quarentena 100%).

Se você  está operando com este nível de aplicação do DMARC, está no caminho certo para implementar o BIMI.

Recomendo ainda que se obtenha um VMC - Certificado de Marca Verificada (Verified Mark Certificate).  Essa é uma exigência do Google para que as marcas possam exibir seu logotipo nas caixas de entrada do Gmail. Portanto, para aproveitar os benefícios do BIMI no Gmail, você precisará passar pelo processo de verificação de uma Autoridade Certificada (AC) que comprova o seu direito de usar a imagem. É necessário que seu logotipo seja uma marca registrada, que será validada como parte do processo de verificação.

O que é um Registro BIMI?

Os registros BIMI têm três partes:

‘V = BIMI1’: O tipo de registro

‘L =’: O local do logotipo hospedado, https://path.to/file/image.svg

‘A =’: O arquivo VMC hospedado, https://pat.to/file/certificate.pem

Onde eu configuro o BIMI?

O padrão BIMI diz que o registro BIMI adequado deve ser publicado no seguinte caminho DNS ‘default._bimi.domain.com’ como um registro de texto. Isso deve parecer familiar para muitos, pois é semelhante ao DMARC e DKIM. Os valores do registro serão os seguintes ao usar um VMC:

“V = BIMI1; l =https: //path.to/file/image.svg; a = https: //pat.to/file/certificate.pem; ”

ou para um registro auto-afirmado algo como este:

“V = BIMI1; l = https: //path.to/file/image.svg; a =;

Quem pode me ajudar a aproveitar os benefícios do BMI?

Como vimos essa nova tecnologia, pretende revolucionar não apenas a indústria do e-mail marketing, mas o marketing digital como um todo trazendo ganhos imediatos para o e-commerce, bancos, seguradoras e prestadores de serviços que poderão criar um maior engajamento com o consumidor, gerando maiores vendas, fidelização e interação com sua marca.

Caso tenha se interessado pelo assunto, estou trabalhando em parceria com a Netcore, empresa global com 27 anos de mercado. Conseguimos avaliar se o seu domínio está pronto para o BIMI e suas configurações atuais para SPF, DMARC. E podemos ainda ajudá-lo a implementar a autenticação de e-mail em seus domínios. Você também pode usar nossas ferramentas de teste de e-mail para avaliar seus elementos de e-mail, como DKIM e possíveis características semelhantes a spam.

Entre em contato pelo meu e-mail: franciscosale@gmail.com ou Linkedin: https://www.linkedin.com/in/francisco-d-almeida-1b0395/

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas