Como o 5G irá revolucionar o modo como compramos online


As redes de celular de quinta geração, o 5G já estão disponíveis para alguns poucos usuários em países como Estados Unidos, China, Japão e Turquia. Sua adoção promete ser rápida e irá revolucionar muitos setores incluindo o comércio eletrônico.

O relatório Adobe Digital intitulado “A Mobile First Word” com base em dados de usuários do mobile commerce na América do Norte e em países como Reino Unido, Alemanha e França, projetam que a nova tecnologia irá gerar um acréscimo de 12 bilhões de dolares em novas vendas nos próximos 2 anos.

No Brasil algumas operadoras como TIM e Claro estão realizando testes regionais, aguardano o leilão das bandas. A expectativa é que a implementação  ocorra até 2021 devido aos altos custos envolvidos, uma vez que as redes 5G exigem um número maior antenas para cobertura de uma mesma área. A consolidação deverá ocorrer até 2023.

Diante deste cenário é bom ficar atento as oportunidades de negócios que as altas velocidades (até 100 vezes mais rápido que o 4G) e a baixa laténcia do 5G irão proporcionar para o m-commerce.

Com tanta velocidade a expressão a um click será mais verdadeira do que nunca. Literalmente tudo o que você buscar ou aquele anúncio no Instagram irá carregar instantaneamente. Estudos mostram que boa parte das vendas são perdidas por demora no carregamento de uma página.

Muito se tem falado da experiência de compra utilizando-se a realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), porém a sua adoção com o 5G ganhará um novo patamar. Você poderá navegar por uma página de movéis e simultaneamente visualizar aquele que melhor cabe no seu espaço físico e no seu bolso. A baixa latência e as altas velocidades fazem com que o carregar de uma página se torne imperceptível ao olho humano.

Outra recurso que irá impulsionar as vendas é utilização de Inteligência Artifical (AI) para prover suporte e sugestões de produtos. Os assistentes virtuais terão uma capacidade ainda maior de recomendar o produto certo para cada usuário e com isso melhorar o nível de satisfação dos clientes.

A rede de fast fahion H&M, de origem Sueca, presente em 69 mercados implementou um Chatbot, baseado em AI, que consegue responder questões dos compradores e até mesmo recomendar roupas e acessórios de modo mais eficiente que um personal shoper.

Hoje ao realizarmos uma compra em um smartphone 4G em geral já conseguimos uma navegação de boa qualidade, no entanto quando vamos finalizar o carrinho de compras é comum uma queda significativa na velocidade. Como é de se imaginar isso cria uma certa insegurança ao cliente e não raro, quando ocorre algum erro na transação com o meio de pagamento ele abandone a compra. Com o 5G a experiêcia será totalmente nova sem diferenças visíveis entre o momento de consulta ao catálogo e o serviço de check out.

Uma boa imagem vale por mil palavras. Com o 5G não apenas as fotos carregarão instantaneamente, mas as lojas online poderão usar e abusar dos recursos de vídeo sem que isso prejudique o carregamento de uma página ou a experiência de uso.

O 5G também irá revolucionar os chamados Wearables, aparelhos inteligentes, e a Internet das Coisas. O usuário poderá iniciar uma compra visualizando um anúncio em sua conta no Instagram pelo smartphone e concluir a mesma em seu relógio inteligente ou na sua geladeira conectada.

A mudança é inevitável, a transição será rápida. O 5G antes mesmo de estar implementado comercialmente já está criando novos padrões que estão transformando o e-commerce em todo o mundo. É preciso desde já se preparar para aproveitar todo o potencial da nova tecnologia e extrair o diferencial competitivo que o 5G trará ao comércio eletrônico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas

A Insatisfação dos Clientes como Oportunidade para Melhorar Produtos e Serviços