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As 5 grandes tendências que irão transformar o eCommerce nos próximos 2 anos

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Os números do e-Commerce no Brasil continuaram crescendo a passos largos mesmo durante o longo período de recessão pelo qual o país atravessou, com índices superando a marca de 7,5% ao ano nos últimos três anos. Nos EUA as vendas online já representam 10% de todo o varejo e deve alcançar a marca de 15% nos próximos dois anos. Além disso o digital já influencia 56% das decisões de compras no mundo físico. Para se manter neste competitivo mercado é importante ficar atualizado com as tendências que irão impulsionar ainda mais as vendas digitais e mudar a forma como clientes e marcas se relacionam.   Este artigo discute 5 tecnologias que são tendências globais para o eCommerce para o período 2018/2020. 1 - Renascimento do varejo físico Os números mostram que 50% dos chamados “millennials” preferem fazer suas compras em lojas tradicionais, porém na maioria das vezes consultam o produto, preço e pesquisam tudo nos seus smartphones. Os números do Ebit, relatório do setor no Brasi

Os veículos autônomos criarão novos empregos na mesma proporção que cortarão postos de trabalho?

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Os veículos autônomos estão cada vez mais próximos de ganharem as ruas em definitivo. Alguns especialistas acreditam que em até dois anos eles já serão uma realidade nas ruas e estradas dos Estados Unidos da America. Trata-se de um processo disruptivo sem precedentes. A imagem acima mostra um motorista que tira as mãos do volante, enquanto testa o   "NuTonomy", serviço de taxis operados por carros robôs em Singapura (Foto de Yong Teck Lim, AP - publicada no San Francisco Chronicle). Apesar de algumas promessas de ganhos para o meio ambiente, como redução na poluição do ar, menor trafego de veículos nas grandes cidades, redução de acidentes fatais, modelos de transportes com custo reduzido o fato é que essa mudança de paradigma trará impacto direto no mercado de trabalho. É fato que toda nova tecnologia gera novas posições de trabalho e a necessidade de se desenvolverem novas especialidades. No entanto, ainda não está claro se a nova disruptura na indústria aut

Pedir desculpas ao cliente: uma forma de aprimorar o Customer Experience

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Muito se tem falado na gestão da experiência do cliente como diferencial competitivo, porém poucas empresas se deram conta que isso também implica em reconhecer que as vezes erramos. Saber reconhecer o erro e pedir desculpas, além de reduzir reclamações nos órgãos de defesa do consumidor,  tem o potencial de encantar o cliente, principalmente se o pedido ocorrer de forma sincera. Recentemente tive a experiência de comprar uma marca conhecida de suco de frutas integral, de uma grande multi nacional. Logo ao primeiro gole notei que o sabor estava alterado e ao observar o conteúdo identifiquei que a cor  e o odor também estavam alterados, além de existir pedaços de fruta em decomposição que não deveriam estar ali. A minha primeira atitude foi acionar o SAC da empresa, porém como era sábado, o serviço estava indisponível. A gravação informava para retornar no próximo dia útil em horário comercial.  Ao conseguir falar com o SAC, na semana seguinte, o problema foi registrado, depois

CX a nova era do Consumidor

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Em um mundo no qual a velocidade das mudanças no ambiente de negócios é cada vez maior, não basta dizer que se tem uma organização orientada ao cliente. Hoje o consumidor busca acima de tudo se relacionar com quem oferece a melhor experiência e respostas mais rápidas as suas necessidades, tanto em produtos quanto em serviços, atendimento de pós venda, SAC etc. Não importa mais o canal que estamos nos relacionando. Cada vez mais, queremos ser vistos como cliente únicos, onde quem está nos oferecendo um produto ou serviço conhece bem o que é relevante e nos oferece uma experiência única. Rick Parrish, Analista Sênior, da Forrester, definiu bem os ganhos para as organizações que já estão se orientando pela experiência do cliente no artigo  “U.S. Customer Experience Index, 2016.″   Parrish aponta que as empresas que já estão investindo em CX (Customer Experience) estão aumentando a lucratividade em um ritmo  maior quando comparadas com aquelas que ainda não adotaram uma estratégia com

Fintechs para a terceira idade

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Ao falamos em fintechs, startups que investem em tecnologia para criar serviços financeiros totalmente digitalizados, imaginamos produtos criados especialmente para a geração milleniuns ou a geração Y.  Afinal de contas, é mais difícil imaginarmos pessoas acima de 60 anos usando seu smartphone para acessar sua conta do banco, realizar pagamentos, transferências ou contratar seguros. O mais óbvio é supor que este segmento prefere ir a agência para pagar suas contas, imprimir um extrato e aproveitar para tomar um café com seu gerente.   Isso começa a mudar, especialmente nos EUA, onde essas empresas já estão projetando seus produtos pensando neste público que cresce a cada ano e que está cada vez mais familiarizado com o uso dos smartphones e tablets. Um dos primeiros a investir nesse segmento foi a fintech americana Capital One. O Capital One em 2016, juntou-se à  OATS  (Serviços de Tecnologia para Adultos mais Velhos, em tradução livre), uma ONG de impacto social, que ofer

Criatividade e tecnologia transforma o modo como realizamos compras no mundo físico

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Quando lemos   que a nova tendência do varejo físico é transformar visitas em um experiência única, independentemente de realizarmos uma compra, temos uma visão que isso ainda está restrito a   grandes redes com capacidade de investir em tecnologia de ponta. No entanto, passeando pelas ruas do Brooklin em São Paulo, descobri um pequeno restaurante familiar de comida Baiana, que de forma muito criativa,   já coloca em prática esse conceito.  Isso nos faz lembrar que o CRM do mercado da esquina, nos anos 80, era a caderneta do proprietário. Entrei no estabelecimento num sábado à tarde, onde o cardápio se resumia quase que exclusivamente ao Acarajé, feito cuidadosamente por uma baiana caracterizada na frente dos clientes. A proprietária me explicou que aos finais de semana trabalhavam com um cardápio reduzido. A comida estava tão boa e o ambiente tão agradável que retornei na semana seguinte. Tirando a comida que era a mesma a atmosfera do local estava completamente diferente.

Insurtechs: As startups que estão mudando o mercado de seguros.

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Contratar um seguro não costumava ser uma tarefa das mais simples. Envolvia a necessidade de um bom corretor, muitos documentos, burocracia e dificuldade para entender as coberturas. A boa noticia é que a tecnologia começa a revolucionar este mercado que sempre foi muito fechado, graças às insurtechs. O termo vem da junção das palavras seguros e tecnologia em inglês (isurance + technology). Depois do mercado financeiro, como bancos, cartões de crédito e meios de pagamento terem passado por um grande processo disruptivo com a chegada de várias startups com processos mais flexíveis, menores custos e soluções personalizadas para diferentes clientes, chegou a vez do mercado de seguros. A grande promessa dessas startups é reduzir a burocracia, gerando maior acessibilidade financeira, com custos menores e produtos mais personalizados o que irá facilitar a aquisição de planos de saúde, seguros de automóveis, vida, residência, por exemplo. Muitas companhias tradicionais estã