AI já é uma realidade?


“Artificial Intelligence” (AI) para muitos ainda é ficção cientifica, promessa de um futuro distante, que por enquanto só podemos acompanhar em produções do cinema e da TV, como na série WestWorld, sucesso mundial da HBO. No entanto, é uma tecnologia que, nas últimas décadas está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Um exemplo de aplicação de AI que já usamos, sem nos dar conta, são os Assistentes Virtuais, que estão presentes hoje nos nossos Smartphones e tablets. Com a Siri para o iOS, Google Now, para Android ou Cortana para o Windows Mobile, podemos passar comandos de voz para realizarmos chamadas, marcarmos reuniões, respondermos um e-mail, consultarmos a previsão do tempo, realizarmos buscas. O Cortana da Microsoft, por exemplo, aprende continuamente os hábitos do seu usuário e consegue antecipar suas necessidades oferecendo nos ajudar, antes mesmo de enviarmos um comando de voz.

Os sistemas de prevenção a fraudes dos principais Cartões de Crédito, utilizam algoritmos de AI para identificar comportamentos suspeitos e podem não apenas alertar os portadores de um cartão, como bloquear automaticamente uma transação suspeita.

Muitos websites agora oferecem aos seus clientes a oportunidade de suporte em tempo real por meio de aplicativos de Chat. Mas nem todos os sites disponibilizam uma pessoa do outro lado da linha para responder as suas dúvidas em tempo real. Em muitos casos, já são sistemas rudimentares de AI, que interagem com os usuários.

Nossos celulares, carros, bancos, cartões de crédito, vídeo games e muitos dos dispositivos em nossos lares, já utilizam Inteligência Artificial em bases diárias.

AI já é uma realidade que muitos ainda não se deram conta que está presente em nosso dia a dia e cada vez mais irá mudar a forma como fazemos negócios e interagimos com o mundo ao nosso redor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas