Qual a melhor "Cloud" para a minha empresa?

Em um mundo onde tudo já é digital, a estratégia de Cloud Computing assume um papel central para negócios de todos os tamanhos. Com tantas arquiteturas disponíveis como pública, privada, híbrida ou multicloud (uso de múltiplos serviços na nuvem em uma única arquitetura heterogênea), parece difícil escolher qual o sabor mais adequado para cada empresa.

Apesar do conceito de computação em nuvem ser simples, determinar como e qual modelo se encaixa a cada negócio é bastante complexo. A nuvem muda a forma como os negócios e a TI interagem a um nível estratégico.

Entre as principais vantagens dos defensores da nuvem estão os ganhos de escalabilidade, redução de custos com infra-estrutura proprietária, foco no “core business”, capacidade de suportar múltiplas tecnologias e uma maior velocidade na hora de lançar um novo produto ou serviço.  Em resumo, a nuvem traz as empresas uma grande capacidade de transformação do negócio.

Pesquisa realizada este ano, em 10 países europeus, pela Redshift Research, com empresas de médio porte, apontaram redução de custos de até 25%.

Muitos profissionais de TI ainda focam apenas em custos quando pensam em Cloud. No entanto, a abordagem para selecionar a tecnologia e o parceiro de serviços mais adequado para cada empresa deveria focar primeiramente nos objetivos de negócios da empresa, de forma a fugir dos modismos pontuais.

Entre as questões que precisam ser respondidas  estão aspectos de privacidade e regulamentação. Quais aplicações de missão crítica são candidatas à computação na nuvem? Como o modelo operacional deve evoluir para apoiar essa estratégia? Quais ferramentas de Analytics são mais adequadas? Como tirar proveito dos dados coletados? Devo iniciar uma abordagem conjunta de Big Data?

A UOL Diveo, que possui 4 data centers, realizou no último dia 22 de setembro em São Paulo, o evento Multicloud summit 2016, onde reuniu seus principais parceiros como Amazon, Google e Microsoft Azure para discutir o tema. Também foi realizado um painel onde empresas que estão em diferentes momentos de adoção da tecnologia: negócios que rodam 100% da operação na nuvem, negócios que estão parcialmente na nuvem e outros que estão iniciando uma estratégia.


A conclusão dos debatedores e palestrantes é que cada empresa tem realidades e necessidades únicas. Contar com consultores e fornecedores que consigam entender os objetivos de negócios no curto e médio prazo é a chave para a escolha da melhor nuvem adequada ao seu momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas