Como o Fintech está mudando toda uma indústria


O termo Fintech da junção das palavras em inglês para finanças e tecnologia, passou a denominar o novo segmento de startups destinado a criar inovações na área de serviços financeiros, com processos baseados em  uso intensivo de tecnologia da informação.

Esses novos players, estão criando uma nova forma de lidar com produtos e serviços financeiros, com novos modelos de negócios em áreas como conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, pagamentos, investimentos, seguros etc.
Estes novos produtos e serviços tem como princípio criar uma experiência mais simples de contratação e uso de produtos financeiros, mais intuitivos e disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, na maior parte das vezes apoiados por aplicativos mobile.
Além de uma experiência diferenciada, as startups de Fintech, normalmente oferecem como diferencial tarifas menores que as empresas tradicionais, pois já nasceram no mundo digital.  Sua infraestrutura está na nuvem, reduzindo o grande custo de capital que os seus concorrentes do sistema bancário precisam remunerar. Elas também operam no limite da regulamentação e portanto se beneficiam de custos legais menores.
No Brasil, já são mais de 150 startups de Fintech em atuação o que já tem criado uma pressão em empresas tradicionais que nos últimos meses tem acelerado o lançamento de novas ofertas de produtos baseados em tecnologia na tentativa de reter sua base de clientes.
Entre as empresas que tem se destacado está a Nubank, que oferece um cartão de crédito sem taxa de anuidade e cobrança de juros mais baixos do que a média no mercado. Além disso, o cartão é controlado totalmente através da internet, seja pelo site ou aplicativo, sendo possível alterar o limite do mesmo e bloqueá-lo.
A Bankfacil e a Lendico, são exemplos de portal de empréstimos, onde o consumidor pode cotar em um único local as melhores taxas, prazos e realizar toda a contratação do crédito que melhor se adapte às suas necessidades.
A Pagar.me foi considerada uma das starutups mais inovadoras de 2014, com o prêmio The Innovation Project, em Harvard. Ela fornece a infraestrutura necessária de pagamentos completa para e-commerces. Com essa infraestrutura, é possível que as empresas aumentem suas taxas de conversão em até 25%, sem ter que fazer a contratação de cada etapa do processo de pagamento separadamente.
A figura abaixo da FintechLab, mostra um mapa atualizado dessas startups no Brasil.

Estes são apenas alguns exemplos de empresas brasileiras  que estão surfando nesta nova onda, a qual promete criar processos disruptivos em toda uma indústria que durantes décadas não recebeu tanta pressão por inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas