Como tirar o seu App do papel?


Vamos assumir que você acabou de ter uma idéia revolucionária,  a qual irá mudar a sua indústria e a vida de muitas pessoas e rapidamente se transformará em um grande “hit” de downloads, uso e comentários positivos nas “app stores”.

Passado o entusiasmo inicial vem a grande pergunta: Como transformar essa grande idéia em um produto viável  técnica e comercialmente falando e como atrair investidores para o meu projeto? Aqui vão algumas sugestões que poderão te ajudar nesta fase:

Muitos empreendedores na pressa de trazer a vida a sua idéia, correm para convencer outras pessoas a investir os seus recursos na construção do produto e terminam por consumir suas reservas financeiras na contratação de desenvolvedores “free lancers”, indicados pelo amigo do seu amigo, sem avaliar quais projetos e produtos foram construídos, pelo mesmo. Isso normalmente irá gerar frustrações para todos.

Se você deseja um produto de qualidade é importante investir em um desenvolvedor que tenha capacidade de contribuir com a sua idéia trazendo suas experiências próprias para enriquecer o seu projeto. O ideal é um parceiro que consiga validar os macro conceitos da sua idéia e possa construir um protótipo básico o chamado MVP (minimum viable product).

De forma simples, você precisa de um desenvolvedor que acredite na sua idéia e se preocupe em ajustar eventuais inconsistências antes de colocar o produto nas lojas de aplicativos. Isso irá minimizar riscos, reduzir custos e aumentar suas chances de atingir o público alvo.

Lembre-se que você estará iniciando uma parceria de longo prazo. Um desenvolvedor que te consiga apontar os erros e sugerir ajustes no seu projeto ao invés de apenas executar a sua demanda também será útil na hora de convencer novos investidores a apostarem no seu produto.

Antes de partir para o desenvolvimento também é importe se cercar de pessoas com os talentos corretos. No começo, um mesmo individuo poderá compartilhar diversas funções na organização, mas é preciso pensar em uma equipe mínima:
  •  Um designer gráfico, que será responsável pela identidade visual e as interfaces do usuário;
  •  Um programador, que irá escrever e testar os códigos;
  • Um gerente de projetos, para coordenar todas as etapas do desenvolvimento ao lançamento;
  • Um gerente de negócios e marketing, para desenhar as campanhas e tornar comercial o seu projeto.
Alguns empreendedores querem construir o produto dos sonhos antes de colocar o mesmo no mercado, se esquecendo que o consumidor gosta de ter novidades frequentes. O ideal é estabelecer as funcionalidades mínimas para um lançamento consistente e planejar o ciclo de atualizações. Isso fará com que os usuários comentem sobre você nas lojas e redes sociais a cada novidade inserida no app.


Você ainda deve estar com muitas questões, quais plataformas devo atender (iOS, Android, Windows Phone etc)? Devo me concentrar apenas em app ou lançar uma versão web? Invisto em hosting ou SaaS? Invisto em anúncios pagos? SEO?  Bom não existe uma resposta única para essas e outras questões que você pode estar se perguntando. Por isso, antes de sair construindo o seu novo produto, certifique-se de contar com uma consultoria de confiança que te ajude a responder e se antecipar para as futuras demandas dos seus clientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da diversidade na excelência da experiência do cliente

As top tecnologias que estão mudando a forma como vendemos e compramos.

A Importância da Qualidade da Entrega no E-commerce: Encantando Clientes e Fidelizando Marcas