Invista no planejamento de KPIs e aumente a chance de sucesso da sua startup

A definição de KPIs  (Key Performance Indicators) ou em bom português, indicadores chaves de desempenho é de grande importância para a sobrevivência e sucesso de uma startup.

Eles variam de acordo com o negócio, diferentes benefícios e atributos. No entanto, seguem o mesmo propósito: medir e analisar o índice de desempenho e sucesso de uma organização ou projeto.

A Fundação Dom Cabral em recente pesquisa, revelou que 25% das startups brasileiras fecham antes do 1º ano de vida e 50%, em menos de 4 anos. O estudo consultou os fundadores de 221 empresas, sendo 130 ainda em operação e 91 já descontinuadas.

Em um momento de crescimento nos índices de desemprego é natural que aumente o entusiasmo na busca pelo empreendedorismo, especialmente no setor de tecnologia da informação, porém muitos esquecem de investir tempo e recursos em planejamento e partem direto para a execução de uma “grande idéia”.

O estudo da Dom Cabral aponta entre os fatores que afetam a longevidade das empresas o número de sócios: a cada sócio a mais que trabalha em tempo integral na empresa, a chance de descontinuidade da startup aumenta 1,24 vez. Muitas vezes os interesses pessoais e profissionais dos fundadores não convergem e surgem questões de relacionamentos ente eles e de adaptação ao mercado.

Outro fator importante na continuidade da startup é o volume de capital investido no início das vendas. Investir uma grande quantidade de capital, antes  da empresa começar a faturar aumenta significativamente a chance do negócio não prosperar.

A pesquisa também aponta que startups  inseridas em incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos tem 3,45 vezes menos chance de insucesso. A prática do home-office, coworking e escritório virtual, aumentam a cooperação e reduzem custos e riscos para os novos empreendedores.

Uma forma de minimizar riscos de insucesso é contar com empresas especializadas em planejamento e desenvolvimento de MVP (Minimum Viable Product), que irão avaliar sua idéia, dimensionar riscos, levantar pontos falhos e proceder os devidos ajustes, por meio de testes de laboratórios e construção de protótipos.


Muitas vezes o novo empreendedor não tem todos  os conhecimentos de negócios para vender sua idéia,  de forma a captar investidores para o seu projeto.  Uma consultoria especializada irá auxiliar no planejamento do lançamento da empresa, captação de recursos e estabelecimento de alianças e parceiros para o novo negócio. Alem disso,  irá te auxiliar na definição das ações de vendas, para estabelecimento dos canais, estratégias de marketing e na definição dos indicadores chave de desempenho que possam ser facilmente monitorados.

Independente do tipo de negócio ou empresa, é preciso enfatizar que um KPI deve estar focado nos fatores que realmente importam para atingir os objetivos da organização. E para isso, todos os colaboradores  e departamentos devem ter as suas metas e saber como anda o status do processo.


Planejamento do produto e definição de objetivos e metas claras e mensuráveis, com uma boa mentoria irão colaborar para transformar um boa idéia em uma startup de sucesso.

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